Ora aqui está mais um pedaçito de História. O Lightning português!
A actividade do Lightning em Portugal foi muito reduzida. Na altura era conhecido pelo "avião do general", porque só era rebocado do hangar quando a base recebia a visita de altas patentes ou outras individualidades.
O tenente Solano de Almeida tinha o sonho de levar o Lightning para África e uma manhã levantou voo da Ota para um teste ( não autorizado pelo comandante da base! ) sobrevoando Lisboa. Quando regressou foi severamente repreendido e... autorizado a pilotar o aparelho dali em diante! No entanto, algum tempo depois surgiram fugas de combustível e os tanques das asas tiveram de ser inspeccionados . E a conclusão foi que não havia modo de vedar a borracha. A escassez de materiais adequados era determinante! Ainda se tentou substituir os tanques de borracha por outros de metal, mas isto não resultou. O aparelho não voltaria a voar... Juntamente com os os Airacobra , foi retirado em 19 de Março de 1950 e vendido para sucata.
* Não deixa de ser estranho que este avião fosse para a sucata em 1950, quando os Gladiator voaram até 53...
Motor: 2x Allison V-1710-49 /53r Potência: 1225hp Dimenções: Envergadura................................ 15,84 m Comprimento............................... 11,53 m Altura........................................... 2,99 m Area alar...................................... 30,13 m2 | Performances: Velocidade máxima................ 635 Km /h Raio de acção.......................... 640 Km Razão de Subida...................... 750 m/min Tecto de serviço.................... 11890 m Pesos: Vazio....................................... 4563 Kg Equipado.................................. 7210 Kg |
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