A aviação Jugoslava não foi certamente determinante na Segunda Guerra Mundial, no entanto a sua indústria produziu um caça capaz de rivalizar ( ou mesmo superar ) os melhores aviões seus contemporãneos como o Me-109 ou o Hurricane . Desenhado pelos mesmos projectistas do IK-1 e IK-2 , o IK-3 seguia as modernas tendências da época na construção de aeronaves, possuindo asas baixas e cockpit fechado, com uma estrutura de tubos de aço, tela, metal e madeira. A produção do aparelho foi entregue a empresa sérvia Rogozarski A.D ., com o primeiro voo sendo realizado em 1938. No entanto uma série de factores ( conjuntura política, falta de visão dos comandos militares, acidentes e escassez de materiais ) atrasou bastante a sua construção e os testes dos primeiros protótipos. Pelo que, em 1941 existia apenas uma pré-série de 12 aparelhos que foi entregue para o 52º Esquadrão de Caça. A invasão alemã, nesses mesmo ano, impediu a continuidade da produção. Os 12 aparelhos tomaram parte na Batalha de Belgrado, derrubando 12 aviões nazis, lutando sempre em constante e desesperada inferioridade numérica. Os aparelhos sobreviventes ( tal como os 25 que se encontravam em construção ) acabaram por ser destruidos no solo, impedindo assim a sua captura pelas victoriosas forças alemãs.
Dados técnicos
Envergadura: 10,3 m
Comprimento: 8 m
Altura: 3,25 m
Peso: 2.068 Kg (vazio) e 2.630 Kg (máximo na descolagem)
Motor: Avia (Hispano-Suiza) 12Ycrs, V12, refrigerado a líquido (960 hp)
Velocidade: 527 Km/h
Altitude: 9.460 m
Autonomia: 785 Km (1:15 min. de vôo)
Armamento: 1 canhão Hispano-Suiza HS-404 de 20 mm (eixo da hélice) e 2 metralhadoras FN de 7,92 mm (sobre o motor)
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