Sábado, 30 de Dezembro de 2006

E foi assim que o Saddam deixou o mundo dos vivos... De uma forma quase inesperada, mas já seria de esperar rapidez, tendo em conta que poderia haver uma desesperada tentativa de resgate. Remember Mussolini? Aqui faltava alguém como Kurt Student, mas vontade não faltaria a certos sectores iraquianos. Talvez a morte por gaseamento tivesse sido justiça poética para alguns, talvez o enforcamento tenha sido suficiente para outros, talvez a pena de morte seja errada para muitos outros... Uma coisa é certa: quem vive pela espada, arrisca-se a morrer pela espada... E a verdade seja dita, Saddam enfrentou a execução com altivez, parecendo imperturbável e recusando a venda, a covarde venda que sonega coragem aos executados segundo as convenções populares. Saddam caiu de pé, mantendo aquele carisma que o caracterizou... Morreu o homem, nasceu a lenda! Não tenho dúvidas disso, tal como não tenho dúvidas de que este novo mártir irá ser razão acrescida para mais violência. O Iraque parece mesmo uma espada de dois gumes. E o pior é que não deixa de ser... espada.
*No Circulo temos ainda a reacção do Outminder, e do Rui Martins que julgo terem sido até agora os únicos a opinar sobre o fim de Saddam.
A Peugeot/ Citroen negou o fecho da fábrica de Mangualde, tal como o Rui Martins já tinha referido. Espero que seja verdade! Mas... nunca fiando... No DN reafirma-se ainda a ideia de que os proprietários inflaccionaram os preços dos terrenos.
O IdeiasFixas é um dos blogs em destaque no SAPO. Obrigado à Joana Torrado pelo alerta para algo que desconhecia - os tais destaques.
Um abraço especial aos amigos/as brasileiros, que constituem quase 10% das visitas do IdeiasFixas. Votos de bom 2007 para o lado de lá do oceano!

De
k a 30 de Dezembro de 2006 às 14:26
Já comentei n o Rui a execução do Sadam. Venceu o odio sobre a razão. mais lenha na fogueira da violencia em nome de uma justiça que vê na morte a solução. A morte nunca é uma forma de a fazer.
Quanto à Pegeot esperemos que fique por cá. A perda de cada posto de trabalho é sempre uma tragédia.
Justiça séria foi feita é pelo Sapo e por mais este reconhecimento ao teu belo blog. Parabens, são mais que merecidos
Aos amigos brsileiros só posso deixar um abraço
De
sá morais a 30 de Dezembro de 2006 às 15:41
A morte de tipos destes deixam-me sempre dividido... Ele nunca se retraiu no que diz respeito a matar, torturar, violar... Por outro lado, também tens razão - existe uma diferença entre "eles" ( tiranos e comp. ) e "nós" ( nós mesmo nós, eu, tu... )... E o grande problema é o que se segue! O homem Saddam pode realmente tornar-se mártir e justificar trinta por uma linha...
Sic transit gloria mundi...
Abraço!
1. Toda esta pressa é suspeita... Assim com a exagerada satisfação com a morte de alguém, que ainda que fosse um tirânico sádico, se porto dignamente perante a sua própria morte... E sim, Mussolini tb foi morto apressadamente antes que revelasse certa cumplicidades com Churchill...
2. Neste caso da Peugeot/ Citroen fica de facto a marca do peso negativo da Especulação Imobiliária em Portugal... De novo!
3. Parabéns! Um destaque que continua e é merecido!
4. Um valor semelhente ao meu Quintus... É a vantagem da língua!
De
sá morais a 30 de Dezembro de 2006 às 15:22
Aqui haveriam velhas cumplicidades com?... Bush? França?... Pois...
De
ruy a 30 de Dezembro de 2006 às 15:05
Bom ano 2007,ruy
De
tb a 30 de Dezembro de 2006 às 19:31
Sá,
Já comentei esta morte. Não sou a favor da pena de morte e acho que tudo isto é triste, por vivermos neste mundo onde ainda se passam coisas como estas e outras piores.
Quero desejar-te e a todos os teus, uma excelente saída de ano e entrada no novo que se aproxima. Que ele transporte com ele o caminhar da huamnidade para a sua própria libertação. Para nós, várias oportunidades de estarmos juntos!
Beijinhos
De
Zeca a 30 de Dezembro de 2006 às 22:49
Que 2007 seja tão intenso e feliz como os abraços da saudade.
O teu livro não me deixa ler outra coisa.
Fica bem
De
kaotica a 31 de Dezembro de 2006 às 02:35
Quanto a Saddam e à pena de morte, sou incondicionalmente contra ambos. Concordo contigo quando dizes que essa morte só vai gerar mais violência. A minha solução para casos destes seria a prisão e, caso o preso preferisse ser-lhe-ia permitido o direito a uma eutanásia digna.
Parabéns ao Ideias Fixas2!
E agora o mais importante:
Os desejos muito sentidos de que o ano 2007 vos traga toda a realização que tanto marecem. Do 2006 fica a boa recordação de vos ter conhecido; para o 2007 o desejo de novos encontros agradáveis!
Um grande abraço para vocês, boa passagem de ano!
De
Outsider a 31 de Dezembro de 2006 às 13:56
1. Bom, vamos a ver no que vai dar esta história. Já foi tudo dito relativamente à pressa em executar o homem. Esperemos é que se consiga encontrar uma solução que termine com a violência e o sofrimento do povo iraquiano.
2. Esperemos bem que seja verdade...
3. É um destaque inteiramente merecido.
4. Um Abraço fraterno aos nossos irmão do outro lado do Atlântico.
Para terminar, desejo-te um super 2007 cheio de sucesso para o Goor!!
Desejo também um novo ano cheio de paz, saúde e alegria para vocês os três. Sim, três porque em Março, chega o Sá Moraizinho e por isso o teu ano de felicidade está garantido.
Um grande Abraço.
De
A.Torres a 31 de Dezembro de 2006 às 14:39
Bom ano de 2007
É verdade, Sá, a morte deste tirano vai ainda gerar mais violência. Mas ao menos sabemos que estes povos só estão bem com a violencia. Estando ou não o tirano vivo. Se sou contra ou não a pena de morte? Não ofendendo ninguem, sou!!!!As familias dos que foram mortos por ele, de certeza que concordam comigo.
Comentar post