Chama-se Adopção dos Animais e passa a estar nos Links dos Amigos dos Animais. Lá encontra muitos apelos sobre casos urgentes e fotos.
DÊ LÁ UMA SALTO! VALE A PENA! E já agora conheça esta triste história:
Preciso da vossa ajuda!
Hoje tive conhecimento de um caso dramático que se está a passar em Vale de Cambra.
Uma senhora idosa, que vive sozinha e já sofreu uma trombose, tem 1 cão e 5 cadelas fechados e praticamente às escuras, há mais de um ano.
Desloquei-me ao local, juntamente com um senhor voluntário da Aanifeira, e confirmamos a veracidade do caso.
Falamos com a suposta dona dos animais, que nos disse que há uns anos tinha aparecido duas cadelas em casa dela e que tinham parido. Deixou ficar lá as crias que cresceram e acabaram também por parir. Como já eram muitos e os vizinhos queixavam-se que lhes estragavam as hortas, a senhora resolveu fechar macho e fêmeas num curral, com apenas um pequeno buraco para entrar ar e luz. Dá-lhes de comer pele e gordura de porco e carcaças de frango cozidas.
A imundice é por demais evidente e o cheiro é insuportável. Mas pior que isso é que a senhora continua a não se importar com a reprodução dos bichinhos. Disse-me que já há algum tempo que não nascem ninhadas e que quando nascem, são comidas pelos próprios animais ou então ela afoga-os. Frisou que a maior parte das vezes só dá conta das ninhadas quando eles começam a abrir os olhos. Claro que é difícil ver lá para dentro…. É uma escuridão quase total. Então as crias eram afogadas já com bastantes dias de vida!
Nem queria acreditar no que estava a ouvir. É demasiado chocante ouvir aquelas palavras e ao mesmo tempo olhar nos olhos daqueles bichinhos.
Primeiro disse-me que eles eram ariscos e quando abriu a porta enxotou-os com uma vassoura. Coitadinhos fartavam-se de ladrar, mas tenho a certeza que era mais medo que outra coisa.
Disse-lhe que ia tentar tirar de lá os bichinhos e o primeiro a sair era o macho, para não emprenhar as fêmeas. Foi quando ela me disse que ele devia ter algum problema no “canal” porque há uns tempos ele tinha andado com sangue na zona genital. Achava que as cadelas o tinham mordido.
Também me disse que não podia separar o cão das cadelas porque senão elas ladravam muito. Daí conclui que ela tinha o macho para acalmar o cio das fêmeas.
Meu Deus, estou desesperada. O que é que eu vou fazer????
Combinei com o senhor que foi comigo, tirar o macho de lá o mais rapidamente possível. Mas onde é que eu o coloco??? Junto com os outros animais que eu tenho, não posso porque o Tonico é muito dominante e não aceita mais nenhum macho. Só se ele ficar sempre fechado e então sai de uma prisão para outra.
Por outro lado, são cães muito assustados e enraivecidos. Precisam de trabalho de sociabilização.
Por favor, preciso da vossa ajuda. Dêem-me sugestões de como organizar esta operação de resgate, sem perder o controlo, pela precipitação de querer tirar rapidamente os bichinhos daquele “campo de concentração”.
O cão e as cadelitas são todos jovens, alguns nem devem ter 1 anito, e todos de porte pequeno/médio. Precisam todos de ir ao vet..... sei lá como estão de saúde.
Vou precisar de vosso apoio moral, financeiro e de adopção para conseguir ajudar estes pobres bichinhos, que não sabem o que é correr, saltar, brincar, que nunca viram nem sentiram o sol, a chuva, o vento…. enfim a natureza.
O dia de hoje, jamais irá sair da minha memória. Eu vi e senti a tristeza, a dor e o horror nos olhos e nos latidos daqueles bichinhos.
POR FAVOR….. AJUDEM-ME A AJUDÁ-LOS!!!
Para qualquer contacto podem ligar para:
Helena - Vale de Cambra
Tel: 917 57 47 74
Blogs da Casa
Blogs Comerciais
Os Blogs
Blogs de Viseu
Blogs dos Animais
Cantinho Animais Abandonados Viseu
M.I.A.