Enquanto procurava mais material para falar sobre este assunto a que já me referi num outro post, deparei com isto e tive de publicar:

ESTE É O CRISTIANO RONALDO QUE NÃO ACABOU OS ESTUDOS.
( Blog - Quintacativa - será prima do Quintus? eheheh! )
Eheheh! Está PORREIRO! Mas isto não tem assim muita piada. Pelo menos, eu acho-lhe pouca...

Aprender compensa?! Ah! Já percebi! Se eu soubesse o que sei hoje... Pois... Fui lá ao sitío na busca de novas oportunidades! Bem, a maior parte do que aprendi não foi nas escolas e procurava um reembolso pelos anos de estudo inútil! Sim! Queria ver se me davam o meu dinheiro de volta se eu devolvesse o diploma de licenciatura! Talvez vendê-lo a alguém que queira ser licenciado! É que a mim isso não me serve de nada! Aliás, até há empregos ( reles - são os que há ) onde me "torçem o nariz" por ser licenciado! Assim devolvia/ vendia o raio do canudo! Aquela merda escrita em latim (?!) só ocupa espaço cá em casa! É que eu, para fazer o que faço, bem podia ter poupado despesas aos meus país... Sim, aprender compensa! Crescemos como pessoas! Mas, neste país também aprendemos que o "crime compensa" e que o importante é termos uma cunha, pertencermos à Jota certa, sermos filhos do sr. tal e coiso, o resto é balelas! Sim, aprender compensa! Hoje sei que vivo num país de merda que promete sonhos a quem quiser estudar, quando os que já estudaram estão na merda! Estudar?! Qualificações?! Para trabalhar onde?! Para porras de empregos temporários, sem estabilidade, sem futuro? Para empregos com nomes vistosos que depois são uma ranhosice? Técnico Especializado em... em servir cafés? Auxiliar Técnico a... fazer coisas que poucos querem fazer?
Sim, aprender compensa... Aprender a ser "vigarista", "espertalhão", a ter boas "cunhas"... De resto, aprendi que "novas oportunidades" talvez só mesmo saíndo deste país...
Os desempregados que são licenciados não páram de subir em portugal e no último trimestre foam já quase 1/3 do total! É para isto que se fala em "qualificar"? E de resto não tenho grande fé em licenciaturas ou mestrados... Acredito mais em cursos profissionais e técnicos muito alargados e numa sólida educação no Secundário... Ao invés disto temos em Portugal um ensino superior que parece existir apenas para cumprir dois fins: retardar ao máximo a entrada dos jovens no mercado de trabalho e manter uma classe elitista e autista de académicos...
De
Alien a 24 de Junho de 2007 às 18:29
Sa, tens toda a razão. O canudo não serve de nada neste pais. Noutros ainda dão valor a quem andou a estudar que nem um doido durante uns anos, mas por cá é como tu disseste, não vale de nada. E o mais triste é que neste momento vão entrar para as faculdades - outros já lá estãos- uma carrada de putos cheios de sonhos que vão cair por terra quando terminarem o curso e virem que o canudo não serve para porra nenhuma. É triste.
Saudações alienígenas
ainda que os cursos superiores em portugal não valham de muito, nem tudo são visões pessimistas. o simples facto, ainda que dispendioso, de sair de casa e ir para outra cidade estudar abre os horizontes de qualquer pessoa. não se pode ignorar o facto de que seriamos outras pessoas completamente diferentes se continuassemos no "buraco" caseiro. sem a justificação dos estudos, dificilmente as pessoas se deslocariam para ir trabalhar para outro sitio completamente diferente. estou plenamente de acordo com o menosprezar dos cursos superiores. neste pais valoriza-se mais a experiencia do que os estudos, mas olha à tua volta: de certo vais encontrar pessoas com o secundario mais responsaveis e que conseguem ter uma visao global das coisas instantaneamente, e pessoas com formação superior que nem por isso. o simples facto de se ter tirado um curso superior não é nada, o que conta é o que cada um consegue tirar dele. "a cultura é o que fica depois de esquecido tudo o que se aprendeu".
um abraço
Bem, eu já tinha escapado ao ambiente caseiro antes disso, pelo que não foi factor determinante...
A experiência? Claro, é o mais importante! Mais importante que qualquer canudo... Mas, em Portugal, a cunha ainda se sobrepoe à experiência, ao canudo e a tudo o resto.
Abraço!
Tudo o que foi dito no post e nos comentários é verdade. Queria acrescentar dois pontos:
1º - O governo quer aumentar a escolaridade obrigatória, ou seja, quer que todos os portugueses tenham o 12º ano. Sinceramente, acho despropositado, porque existem imensos trabalhos que, depois, irão pedir o diploma do liceu e que não lhes vai servir para nada. Ex.: trolha, varredor do lixo, etc.. Às tantas, vai gerar mais desemprego, justificado por falta de qualificações. Por outro lado, não seria prioritário que, na verdade, todos os portugueses completassem a já escolaridade obrigatória do 9º ano? Sim, há muitos mais do que se pensa a abandonar a escola antes disso... Leis que não se fazem cumprir... Até acharia fantástico que todos acabassem o liceu se assim fosse seu desejo.
2º Cruzei-me com muitos - muitos mais do que devia - colegas licenciados que nem sabiam escrever português. Escreviam "à" , quando deveriam escrever "há", já que se referiam ao verbo haver, não sabiam construir frases, por aí fora. Não, não tinham licenciaturas em matemática ou coisa parecida, eram licenciados em comunicação social! Ora, o que significa isto? Quem é que os passou até lhes dar um canudo? Universidades privadas, talvez... Mas não só. O problema está em que, actualmente, muitas pessoas querem uma licenciatura à viva força, mesmo que não tenham vocação alguma, o que se traduz, depois, num fraco desempenho. Pensam no estatuto e no dinheiro. Não basta. Entretanto, temos muitos jovens verdadeiramente talentosos no desemprego, porque nem se quer tiveram oportunidade de mostrar o que valem e porque existe algo muito mais forte chamado "cunha"!
Sempre a trampa da cunha a apodrecer este país...
De JOANA COSTA GARCIA a 6 de Janeiro de 2008 às 14:52
CRIS queria pidi pra tu vir pro BRASIL pois aqui é o ugar das mulheres mais bonitas do muno inteiro VEM VEM VEM AQUI TU ENCONTRA MUIÉ DE SOBRA AS MAIS BOAS POSSIVEL SE DEPENDER DE MIM!!!!!
veeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmm[violet]
veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem gostoso da tia veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem
De susy a 7 de Maio de 2008 às 17:49
É triste o mundo em k vivemos.............dá nojo!!!alem de um canudo n servir para nada inda á professores a lixar os alunos com o medo k lhe venham a tirar o lugar........portugal vai virar lugar de bixos........sim prk so os fixos é k daki por uns anos poucos anos é k ficam em portugal............prk as pessoas vao para outros pais trabalhar......
Hum... Se os alunos escreverem assim, acredito que os professores os lixem.
De Anónimo a 12 de Julho de 2008 às 03:21
Devemos ser o único país do mundo em que pessoas , com 23 anos entram na universidade sem concluir o ensino secundário e o ensino básico.Através da "LEI DOS MAIORES DE 23". Nem em Marrocos, nem nos países do 3º mundo se vê uma coisa semelhante!
Em apenas 3/4meses, com uma formação de palhaçada reconhecem o 9º ano e o 12º ano a uma pessoa com a 4ªclasse ou menos, através da porcaria das "novas oportunidades".
Daqui por uns tempos vamos ter licenciados de segunda categoria, com a 4ª classe, mas como já tem um tacho guardado na função pública ou noutra merda, sobem e passam à frente , de quem andou a estudar de verdade e com verdadeiro mérito.
Nunca vi uns cábulas tão grandes como aqueles que entraram pela lei dos maiores de 23 anos.Até PDAS levam!Vão tirando 10 valores a tudo e ainda gozam com os burros dos professores. Enfim...que MERDA de país.
Não sei quem és, mas concordo contigo!!
De Anónimo a 12 de Julho de 2008 às 03:29
Só resta mudar de país e fugir desta cagada de país e de governo que só sabe desgovernar...
Ou então arranjar maneira de arranjarmos o nosso próprio negócio.Só que a merda do estado leva metade do nosso lucro em impostos, por isso deve compensar pouco. Só os graúdos é que têm meios para controlar a situação.
Neste momento existem licenciados envergonhados a trabalhar nas lojas dos chineses.Ao que isto chegou!
De Anónimo a 12 de Julho de 2008 às 03:40
Licenciados,
As novas oportunidades está a recrutar licenciados em massa, para dar formação.
O problema são as cunhas....para entrar!Porque público não falta!
Onde?! Nunca vi anúncios para isso, só para coordenadores.
Acho que já está o arranjinho feito...
A merda das cunhas dão cabo deste país!
De anonimo a 21 de Agosto de 2008 às 18:51
No meu entender existem 2 problemas principais o primeiro é a total desadaptação dos cursos actuais para o mercado de trabalho. A grande maioria dos cursos superiores tem muito conteúdo orientado a investigação pura e simplesmente para arranjar tachos a meia dúzia de profs. doutorados que a única coisa que aprenderam a fazer na vida foi a calcular integrais. Como consequência a malta chega ao mercado de trabalho e na grande maioria das vezes a oferta não tem nada a ver com a procura. O segundo factor deve se á tão afamada crise, é giro toda a gente fala da crise mas parece que esta só afecta alguns e não todos. Continuo a ver muitas pessoas a ocupar cargos para os quais não têm qualificações, e quando a malta licenciada responde a propostas de emprego muitas vezes vem com a resposta de sobre -qualificado. Fico com a sensação que os estúpidos governam o país e os inteligentes estão desempregados.
Impressão?! Eu tenho certeza!! Infelizmente...
Comentar post