Apesar do aumento das temperaturas na Terra, o estudo publicado na revista científica da Sociedade Real Proceedings A, conclui que a actividade do Sol diminui nos últimos 20 anos.
Os cientistas responsáveis pelo estudo defendem também que o aumento das temperaturas não é determinado pelo efeito do sol em raios cósmicos, como proposto em estudos anteriores.
De acordo com esta teoria os raios cósmicos, ajudam a formação de nuvens através da emissão de pequenas partículas, em torno das quais o vapor de água pode condensar-se. Por norma, as nuvens arrefecem a Terra.
Durante determinados períodos de actividade solar, os raios cósmicos são parcialmente bloqueados pela maior intensidade do campo magnético do Sol. A formação de nuvens diminui e a Terra aquece.
Os raios cósmicos podem ter afectado o clima no passado, mas actualmente isso não acontece, defendem os autores do estudo Mike Lockwood, do Laboratório Rutherford-Appleton, na Grã-Bretanha, e Claus Froehlich, do World Radiation Center, na Suíça.
O estudo foi a forma encontrada por Lockwood para responder ao documentário exibido na televisão britânica no início do ano The Great Global Warming Swindle que colocou a hipótese dos raios cósmicos.
«Todos os gráficos que eles mostraram paravam por volta de 1980, e eu sei porquê. É porque as coisas mudaram depois daquilo», disse Lockwood. «Não se pode ignorar dados de que não se gosta», rematou.
Blogs da Casa
Blogs Comerciais
Os Blogs
Blogs de Viseu
Blogs dos Animais
Cantinho Animais Abandonados Viseu
M.I.A.