O Presidente da República (PR), Cavaco Silva, devolveu hoje ao Parlamento o diploma que aprova o regime de responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais entidades públicas, "solicitando que o mesmo seja objecto de reponderação".
O PR considera que várias soluções constantes do diploma "podem ter consequências financeiras cuja razoabilidade, em termos de esforço fiscal dos contribuintes, é questionável".
Cavaco Silva entende que o documento pode também gerar uma sobrecarga sobre o aparelho judiciário e, ainda, colocar graves problemas de funcionamento da Administração Pública.
O diploma define os pressupostos, meios e condições em que os particulares podem pedir indemnizações em relação a um órgão do Estado e outra entidade pública.
O diploma pretendia "aperfeiçoar o regime da responsabilidade pelo exercício da função administrativa, estabelecendo, pela primeira vez em Portugal, um regime geral pelo exercício da função jurisdicional e introduzir um regime em matéria de responsabilidade pelo exercício das funções política e legislativa, correspondendo às exigências da Constituição da República" e de uma directiva da União Europeia também nesse sentido.
Responsabilidade?! Chiça! Longe da vista! Isso já não se usa....
Blogs da Casa
Blogs Comerciais
Os Blogs
Blogs de Viseu
Blogs dos Animais
Cantinho Animais Abandonados Viseu
M.I.A.