Segunda-feira, 31 de Julho de 2006
Á luz dos recentes acontecimentos na região, o IdeiasFixas2 emite o seguinte comunicado:
O IdeiasFixas2 condena toda e qualquer violência que resulte na morte de civis inocentes, seja qual for a sua raça, cor ou religião. Aqui não se encontrarão condenações unilaterais, visto não haver nenhuma parte isenta de culpa. Neste momento urge pensar numa solução pacifica e imediata para a região. Esta solução passaria ( a meu ver ) pelas seguintes medidas:
-
Imediato cessar fogo bilateral.
-
Entrega dos soldados israelitas feitos prisioneiros e entrega de prisioneiros em poder dos israelitas a uma autoridade da ONU, que aveguaria a sua culpabilidade em actos terroristas.
-
Continuação/ implementação das medidas acordadas nos acordos de paz assinados - Acordos de paz de Oslo.
-
Reconhecimento por parte do Hamas do estado de Israel.
-
Criação de zonas/ corredores desmilitarizadas controlados por forças da ONU ( essencialmente Francesas e Inglesas, devidamente equipadas para imposição da ordem e intervenção )
-
Desarmamento imediato do Hezzbolah no no âmbito da resolução 1559 (2004) - A resolução ordenava que todas as milícias libanesas e não libanesas fossem dissolvidas e desarmadas.
-
Retirada imediata de quaisquer guerrilheiros/soldados/mercenários estrangeiros em solo Palestino e apoio internacional à criação de uma força militar de defesa palestina, bem como à recontrução das estruturas do país.
Aqui o único problema parece realmente ser a incapacidade da ONU, uma organização demasiado fraca, mal-equipada e sem recursos. A NATO parece não se querer envolver numa situação tão "quente" e outras soluções não existem...
De
tb a 31 de Julho de 2006 às 21:57
subscrevo. Alguma coisa deveria ser feita para que acabasse uma guerra que não parece ver-se o seu final...
jinhos
este é o grande mal de um mundo monopolar como este... os EUA e os seus aliados, como israel, têm mão-livre para fazerem tudo, para cometerem todos os abusos e exageros, uma espécie de carta-branca Moral...
De
kaos a 1 de Agosto de 2006 às 14:23
Concordo com todos os pontos, mas as zonas/ corredores desmilitarizadas deveriam ocupar territórios do Libano, Palestina, mas também de Israel. Israel também deveria desistir do armamento nuclear.
um abraço
De
Paula a 1 de Agosto de 2006 às 20:40
Subscrevo na integra
Comentar post